A auditoria é uma análise feita em cada setor da empresa, o que ocorre com o propósito de encontrar possíveis irregularidades e falhas. Elas podem envolver diferentes processos, como fiscais, tributários, contábeis e financeiros.
Com a auditoria, torna-se possível identificar problemas e avaliar os riscos que eles trazem, sejam motivados por erros ou fraudes. Trata-se de um procedimento que garante à gestão uma melhor compreensão a respeito da realidade da empresa e da eficácia dos diferentes processos que fazem parte da rotina dela.
Uma auditoria é uma inspeção das demonstrações financeiras da empresa preparadas por profissionais de contabilidade.
1-Formação - o primeiro passo para se tornar um auditor é a formação do curso de nível superior de Ciências Contábeis. 2-Exame de qualificação- o segundo passo é a aprovação no exame de qualificação técnica. 3-Escolha - após a habilitação, o auditor deverá optar pela atuação independente ou interna.
A execução de trabalhos de auditoria são atribuições privativas de contador devidamente habilitado não sendo permitido por lei a realização desses trabalhos por técnico em contabilidade nem qualquer outro profissional de nível superior.
1-Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte; 2-Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte; 3-Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.
Você conhecerá os principais aspectos que norteiam essa profissão, como ingressar no mercado de trabalho e muito mais!